sexta-feira, 26 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PROJETO DE LEI ANTIBULLYING FOI UM SUCESSO!!

Foi um grande sucesso a Audiência Pública a respeito do Projeto de Lei sobre o Antibullying, de autoria do Vereador Rafael Alves.

O evento realizou-se no Plenário do Palácio Borges de Medeiros, na terça-feira, dia 23.

Após as considerações do Vereador Rafael Alves a respeito do tema, que explanou seus objetivos com o projeto, o evento atingiu seu ponto alto com a presença do palestrante da noite.

Ex líder do DCE da PUC da Capital, contemporâneo do Vereador Rafael Alves nas lutas estudantis, e atual Vereador em Porto Alegre, Mauro Zacher abrilhantou a noite com sua palestra precisa e profundamente esclarecedora, com o que puderam os presentes verificar a importância do combate ao bullying nas escolas, e a extensão dos danos por ele provocados à sociedade.

Em estudos recentes, restou demonstrado que, de um universo de jovens brasileiros vítimas ou autores de bullying na idade escolar, quase que 70% foram condenados criminalmente antes dos 24 anos por pelo menos uma vez, e cerca de de 40% apresentou pelo menos três condenações criminais.

Também com brilhantismo, o Vereador Mauro Zaker passou por temas como os massacres estudantis em escolas americanas e alemãs, mostrando claramente que o dano causado pelo bullying pode causar tragédias incalculáveis.

Ao final, o grande número de presentes foi convidado e perguntar e comentar o tema.

Vereadores e convidados parabenizaram ao Vereador Rafael Alves pela iniciativa, já que o tema é de estrema importância para toda a sociedade.

Após análise pelo Plenário da Câmara, se aprovado, o projeto será levado adiante pelo Gabinete do Vereador, com visitas ás escolas, coleta de dados e trabalhos localizados com material e palestras.

RAFAEL ALVES VISITA OBRAS DO JOÃO PAULO II

  O Vereador Rafael Alves visitou as obras do Loteamento João Paulo II, no dia de ontem.

  Na oportunidade, verificou o andamento das obras e o empenho dos colaboradores no projeto.

  Após a entrega das 140 casas aos sorteados pela Prefeitura Municipal, a construção das 700 casas restantes segue em ritmo acelerado. Também estão evoluindo as obras de infra-estrutura no local, com colocação de água, esgoto e iluminação pública.

  A construção do João Paulo II e suas 840 casas, é uma parceria da Prefeitura Municipal, brilhantemente liderada pelo Prefeito Sanchotene Felice, com o programa de habitação do Governo Federal.

sexta-feira, 19 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PROJETO DE LEI ANTIBULLYING SERÁ NA PRÓXIMA TERÇA 23 DE MARÇO

  A audiência pública que irá tratar do Projeto de Lei de autoria do Vereador Rafael Alves, a respeito do antibullying, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 23, às 19 horas no Plenário da Câmara de Vereadores de Uruguaiana.

  A audiência contará com a presença do Vereador Mauro Zacher, da Capital Gaúcha, que irá palestrar aos presentes. O Vereador é autor de projeto semelhante na Câmara de Vereadores de porto Alegre.

  Estão convidados ao eventos todos os professores e pessoas ligadas a área de educação e pedagógica, e também os interessados no tema.

  O objetivo do projeto é coibir a prática do bullying, através de ações pedagógicas, palestras informativas e conscientização de todo o corpo escolar.

segunda-feira, 15 de março de 2010

CENTRO COMUNITÁRIO DO BAIRRO CIDADE NOVA RECEBEU GABINETE ITINERANTE.

                Na última sexta-feira, dia 12 de Março, o Vereador Rafael Alves, junto com seu Gabinete e outros colaboradores, realizou o Gabinete Itinerante no Bairro Cidade Nova.

                Na oportunidade, foram atendidas várias pessoas entre pedidos, sugestões e consultas jurídicas.

                As reclamações mais freqüentes dão conta de buracos ou crateras nas ruas, muitas vezes causadas por escavações que não foram corretamente remendadas, iluminação pública e, principalmente, sobre a vala a céu aberto que atravessa aquele bairro.

                Nas consultas jurídicas, as dúvidas mais esclarecidas tratavam de pensões, aposentadorias e questões familiares.

                Durante o decorrer desta semana, o Gabinete do Vereador Rafael Alves estará tomando todas as providências possíveis acerca das reinvindicações.

                O Vereador afirma que a experiência é inigualável, primeiro pelo pioneirismo, mas principalmente pelo contato direto com a população, o que permite colocar em prática várias das metas da campanha à vereança de 2008.

                Na próxima sexta, o Gabinete Itinerante estará em mais um bairro da nossa amada Uruguaiana.

quarta-feira, 10 de março de 2010

VEREADOR RAFAEL ALVES TERÁ GABINETE ITINERANTE!

O Gabinete do Vereador Rafael Alves fará um trabalho junto a população, denominado GABINETE ITINERANTE.

 

Dentre as propostas deste novo ideal de levar o trabalho do vereador para junto da população, cumprindo com o lema de campanha “por um novo ideal”, o GABINETE ITINERANTE levará aos moradores orientações dos mais diversos tipos, na área jurídica, social, encaminhamentos relativos a saúde ou dificuldades dos bairros, dentre outras.

 

O trabalho inicia nesta sexta-feira, dia 12 de março, pelo Bairro Cidade Nova.

 

O atendimento será realizado na sede da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova, que fica ao lado do Posto de Saúde da Prefeitura Municipal, no horário das 16 às 19 horas.

 

O trabalho prosseguirá semanalmente, passando por todos os bairros de Uruguaiana.

 

 

sexta-feira, 5 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PROJETO "ANTIBULLYING"

O Verador Rafael Alves, líder da bancada do PSDB na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, dando prosseguimento ao projeto sobre o "antibullying", protocolizou para apreciação do Plenário da Câmara requerimento para realização de Audiência Pública sobre o tema.
A referida audiência seria realizada no próximo dia 23, terça-feira, com o objetivo de esclarecer o tema aos educadores e interessados da área, mediante, inclusive, palestra a respeito do importante assunto.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Vereador Rafael Alves encaminha projeto pioneiro ao plenário da câmara, a respeito do "bullying", que será seguido por outras unidades da federação !

O Vereador Rafael Alves, líder da bancada do PSDB, protocolizou, no último dia 22 de janeiro, um projeto de lei que trata sobre o antibullying.

O termo inglês bullying não possui tradução em língua portuguesa. Seu significado complexo tem, no mais, desautorizado as tentativas de substituição já tentadas em outros idiomas, porque as expressões escolhidas não são equivalentes e terminam por reduzir o fenômeno que a expressão original pretende referir. Bullying deriva de bully, que na língua inglesa significa valentão ou brigão, e denota um tipo especial de violência muito comum nas relações entre as pessoas, especialmente entre crianças e adolescentes nas escolas. Consiste na imposição de violência física ou psicológica, de forma repetida, sem motivação aparente, resultando em relações com desequilíbrio de poder.

É importante referir que uma briga eventual ou práticas isoladas de violência não constituem bullying. Para que o fenômeno se verifique, é preciso que as vítimas sejam “selecionadas” pelos agressores, que passam, então, a infernizar suas vidas com a repetição das agressões ou das condutas que lhes impõe sofrimento físico ou psíquico. Nas práticas de bullying, se identifica uma espécie de tirania quase sempre invisível sobre as vítimas, que costumam ser mais frágeis fisicamente, ou menos influentes ou poderosas que os agressores.

Inúmeros são também os estudos que sugerem forte correlação entre a vitimização por bullying e os massacres em escolas, especialmente nos Estados Unidos. Nesses casos, os jovens responsáveis pelos disparos que vitimaram colegas e professores em dezenas de tragédias foram identificados, com muita frequência, como pessoas tímidas, isoladas socialmente e como vítimas de bullying na escola. Trabalhos do tipo têm comprovado, enfim, aquilo que os estudiosos do tema têm sustentado há muitos anos: os efeitos do bullying podem mesmo ser devastadores.

Em todo o mundo, as preocupações com o fenômeno já são bastante fortes, há cerca de trinta anos. Atualmente, a grande maioria das escolas européias, americanas, canadenses e australianas possui abordagens antibullying. Em verdade, os governos dessas e outras nações, cientes da gravidade do fenômeno e de sua impressionante extensão, têm formulado políticas públicas específicas para a prevenção, amparadas nas evidências científicas colhidas em pesquisas de campo.

No Brasil, o tema tem despertado uma atenção crescente, mas os governos ainda não foram sensibilizados para a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas específicas. Raras são as iniciativas que apontam para outra postura, e o desconhecimento sobre o bullying segue sendo a regra.

No Rio Grande do Sul, algumas cidades já desenvolvem iniciativas importantes de prevenção ao bullying, ainda que sem um marco legal definido. O exemplo mais expressivo talvez seja a abordagem antibullying que vem sendo desenvolvida pelo Município de São Leopoldo, já há alguns anos. Na Capital já foi aprovado, pelo plenário da Câmara, um projeto neste mesmo sentido.

Em breve, deverá ser realizada Audiência Pública para esclarecer o tema aos interessados, principalmente educadores (diretores, professores) e poder público em geral, com palestra a respeito do importante tema.

terça-feira, 2 de março de 2010

SOLICITADA LIMPEZA EM VALA E RUAS PRÓXIMAS A ESQUINA DA PINHEIRO MACHADO COM EUSTÁQUIO ORMAZABAL

 O Vereador Rafael Alves protocolizou, através de seu Gabinete na Câmara de Vereadores, requerimento solicitando providências do Poder Público Municipal, para providências nas proximidades da esquina das Ruas Pinheiro Machado com Eustáquio Ormazabal.
 
Dentre os pedidos, estão a limpeza do cascalho e terra acumulados sobre o leito da esquina formada pelas Ruas Eustáquio Ormazabal e Senador Pinheiro Machado e a capina das valas e/ou córrego que margeia a Rua Adir Máscia, entre as Ruas Íris Valls e Eustáquio Ormazabal, seguindo às margens desta até o cruzamento com a Rua Senador Pinheiro Machado, a qual atravessa pela galeria construída sob a mesma, e seguindo pela mesma Rua Eustáquio Ormazabal até a esquina com a Rua Salgado Filho.
 
O pedido está baseado no fato de os moradores das proximidades terem feito relato de inúmeras situações de perigo ao trânsito no local, pois o cascalho acumulado no leito dos logradouros mencionados traz dificuldades à frenagem por parte dos motoristas, ou seja, iminência de graves acidentes no local.
Também preocupa os moradores, na questão das valas ou córrego, o mato no local, que traz inúmeros problemas a população, desde o acúmulo de lixo e proliferação de insetos de toda ordem, até propiciar esconderijo à marginais que ameaçam a segurança dos pedestres. Também o excesso de vegetação faz com que o grande volume de água que por ali passa nas chuvas tenha ainda mais dificuldade de escoamento.
 
O requerimento foi a plenário na primeira reunião ordinária da casa, dia 2 de março, e segue para o executivo municipal para providências.