O Vereador Rafael Alves fez uso da tribuna da Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, para comentar vários assuntos ligados a política e questões nacionais, dentre eles mobilização de produtores rurais em Brasília, o discurso do Senador Aécio Neves no Senado Federal, a CPI dos pardais na Assembleia Legislativa, bem como os comentários do Governador do Estado Tarso Genro, PT, em apologia a maconha. A mobilização de produtores rurais na esplanada dos ministérios, em Brasília, na última terça-feira, mobilizou, mesmo com chuva, 24 mil ruralistas. O objetivo da manifestação era pressionar o governo e reinvindicar junto aos congressistas a votação e aprovação do substitutivo do Deputado Aldo Rebelo sobre o Código Florestal. Em destaque, a Senadora Katia Abreu, presidente do CNA, que conduz as tentativas de mudança deste que é considerado um grande malefício ao processo produtivo no campo.
Rafael ressaltou também a posição do Senador Aécio Neves em seu discurso, na quarta-feira, na tribuna do Senado. Foram apenas 25 minutos de fala, que tomaram a atenção do plenário por quatro horas. Aécio foi contundente em suas críticas ao governo, e disse que “entre os interesses do país e a conveniência do partido, o PT escolheu o PT”. Mesmo assim, o Senador elogiou os avanços da era Lula, cobrando dos representantes governistas o reconhecimento as virtudes do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. Em tom inédito, os apartes elogiosos ao senador e o reconhecimento ao governo FHC se sucederam em forma de enxurrada, por parte dos representantes governistas.
Voltando a cena local, Rafael criticou a sede com que os Vereadores de oposição tentam desfazer o Governo Municipal do Prefeito Sanchotene Felice, PSDB, onde insere-se a CPI da Saúde. Lembrou que as melhorias na área da saúde no município saltam aos olhos, como a quase total reforma da Santa Casa de Caridade e a melhoria em seu funcionamento como um todo, a implantação do Banco de Sangue, de um novo Pronto Socorro, além da melhoria nos Postos de Saúde.
Ressaltou que problemas existem em todas as administrações, e que no que se refere à situação enfrentada recentemente na questão dos medicamentos, onde um servidor agiu em desacordo com as suas obrigações, o poder público tomou as atitudes que deveria, sindicância, inquérito administrativo e em seguida exoneração do envolvido.
Lembrou, também, que a situação pretendida em Uruguaiana, é o palanque político com a falta total de coerência nas atitudes políticas, já que a nível estadual, onde o PT governa, o Governador Tarso Genro anunciou em alto e bom tom não entender o motivo pelo qual deputados pretendiam promover uma CPI para apurar irregularidades na questão dos Pardais no Estado, dizendo que a CPI dos Pardais serviria apenas como “palanque eleitoral” para lançarem-se futuros candidatos a deputação estadual e federal, a prefeitura da capital, senado e até ao governo estadual. Disse ainda que existem outros meios, como o judicial, para apurar acontecimentos daquela ordem.
Agora, pretende-se tumultuar a cena política local com uma CPI, sendo que pelos mesmos argumentos usados pelo seu líder maior no RS, tal assunto, como outros pedidos elencados pela oposição, poderiam seguir pela via judicial, ao invés de servir de palanque político eleitoral para si próprios.
Ainda, Rafael Alves lamentou o pronunciamento infeliz do Governador Tarso Genro do PT, em apologia ao uso da maconha. Tarso era o personagem principal de uma aula magna na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, neste semana, e anunciou em alto e bom tom ser a favor de uma maior tolerância em relação ao uso da maconha, dizendo ainda não ter sido, por falta de vontade, que não experimentou maconha na juventude.
A maconha é a porta de entrada para a convivência com as drogas, talvez precedida ou acompanhada pelo álcool. Qualquer pessoa menos informada sabe que o passo seguinte a maconha são as drogas mais fortes, com mais efeitos, como cocaína e crack.
Lamentou profundamente o fato do chefe do Executivo Estadual, a quem cabe coibir a ilegalidade e pensar que seus atos e opiniões influenciam inúmeras pessoas, tenha tido uma atitude tão infeliz.